Para conseguir ingressar nas escolas públicas de Belém é necessário realizar a matrícula online Belém 2023. O processo é simples e prático. Portanto, vamos te explicar, ao longo do artigo, como realizar a matrícula online Belém 2023.
Quem pode realizar a matrícula online Belém?
A matrícula online Belém é para todos que desejam ter acesso à educação e aprendizado de forma pública e gratuita. Seja criança, jovem, adulto ou idoso, o importante é ter vontade de estudar e, assim, ajudar a construir um mundo melhor.
Segundo o educador Paulo Freire, “a educação muda as pessoas e as pessoas transformam o mundo”. Portanto, essa é a sua hora de fazer a diferença e realizar a matrícula online Belém 2023.
O ensino público de Belém valoriza a diversidade e respeito ao próximo e, por isso, não nega o acesso à matricula escolar, seja por motivo de deficiência, nacionalidade, etnia, cor, sexo, orientação sexual, condição social, crença religiosa ou convicção política.
É importante que a instituição de ensino escolhida se localize próximo à residência ou local de trabalho do aluno, caso tenha mais de 15 anos.
Sobre a matrícula online Belém
Para não perder o prazo da matrícula online, é necessário acompanhar as redes sociais da Prefeitura de Belém e ficar atento à divulgação do cronograma.
Isso porque se trata do primeiro passo para conseguir uma vaga em uma escola pública de Belém e não ficar de fora do ano letivo.
Mas, para obter sua matrícula é necessário seguir algumas regras importantes. São elas:
- Ser estudante que ainda não faz parte da Rede Municipal de Ensino da cidade de Belém e/ou da Fundação Escola Bosque – Funbosque.
- Se, por algum motivo, tenha largado os estudos e quer voltar à escola;
- Alunos transferidos de outras redes escolares (rede privada, estadual, municipal ou federal) que querem ingressar no ensino público municipal de Belém ou nas unidades escolares da Funbosque.
- Para ingressar na Educação Infantil, as crianças devem ter 6 meses a 3 anos (creches), 4 a 5 anos (pré-escola) e 6 anos completos (ensino fundamental).
- Caso o aluno tenha mais de 15 anos, a indicação da prefeitura é que se matriculem no período noturno.
Vale ressaltar que estudantes imigrantes, apátridos, indígenas ou que se encontram em situação de refúgio têm a matrícula escolar assegurada.
Além disso, a Secretaria de Educação de Belém concede acesso prioritário às pessoas com deficiência ou que já possuem irmãos matriculados na instituição de ensino que desejam ingressar.
Procedimento da matrícula escolar
A matrícula para ingresso nas escolas públicas de Belém começa de forma remota, por meio da pré-matrícula e, posteriormente, os pais, responsáveis ou o próprio aluno (caso seja maior de idade) deve comparecer pessoalmente na instituição de ensino.
A efetivação da matrícula é feita por meio da entrega das cópias dos documentos. Assim, a secretaria escolar confirmará a veracidade dos dados preenchidos no formulário online e concluirá o preenchimento da vaga.
Desse modo, para confirmar a matrícula é necessário levar os seguintes documentos:
- Histórico Escolar;
- Cópia do Registro Civil, Carteira de Identidade ou Protocolo de Estrangeiro emitido pela Polícia Federal;
- Cópia do Cadastro de Pessoa Física – CPF;
- Duas fotos 3X4 recentes;
- Comprovante de residência ou do local de trabalho do responsável pelo aluno, podendo ser cópia da conta de água, luz, telefone, internet, IPTU etc;
- Carteira de Vacinação e Cartão do SUS;
- Atestado que comprove deficiência nos casos de estudantes da Educação Especial, como por exemplo, Transtorno do Espectro Autista ou altas habilidades/ superdotação. Na ausência do documento, é permitido apresentar relatório médico.
É de suma importância que as cópias dos documentos estejam legíveis e acompanhadas dos originais para realização de uma simples conferência.
Matrícula online Belém 2023 passo a passo
Existe um portal exclusivo, desenvolvido pela Prefeitura de Belém, para realização da matrícula online. Continue a leitura e acompanhe o passo-a-passo para inscrição.
- Primeiramente, acesse o site prematricula.belem.pa.gov.br;
- Verifique o calendário escolar para ter certeza se está no prazo de realização da matrícula;
- Agora, clique na opção “Inscrição”;
- Preencha os dados necessários;
- Você pode imprimir o comprovante de inscrição ao clicar na opção “Consultar/imprimir”;
- Por fim, compareça até a instituição de ensino para entrega dos documentos.
Se você tem filhos pequenos, entenda qual é a idade escolar obrigatória da criança, assistindo o vídeo a seguir: