Ter em mãos uma lista de material escolar básico 2023, pode te ajudar a economizar na hora de comprar os materiais para os pequenos voltarem às aulas. Por isso, acompanhe o artigo e confira uma lista econômica de material escolar básico 2023 que você pode comprar sem pesar tanto no bolso.
A importância da lista de material escolar
O material escolar não deve deixar de fazer parte da lista de coisas essenciais para começar o ano letivo.
Sem dúvidas, é por meio do material escolar que o aluno consegue ter um suporte básico para realizar as tarefas de cada disciplina que aprender. Isso inclui exercícios de fixação, provas, trabalhos escolares e atividades complementares.
Além disso, o material escolar ajuda no desenvolvimento da aprendizagem e faz com que as aulas sejam bem aproveitadas pelo aluno. Por esses motivos, é tão importante que o estudante tenha seu material escolar.
Entretanto, é de suma importância que os pais ou responsáveis tenham uma lista de material escolar básico 2023 para que não haja gastos desnecessários, para que não compre nada supérfluo e, também, para não esquecer nenhum item.
10 dicas para economizar na compra do material escolar
Dentre tantos gastos que surgem no início de ano, a compra do material escolar é um deles e que não pode ser deixada de lado.
Entretanto, é possível comprar o material escolar básico sem ter prejuízos financeiros. Já que existem algumas técnicas que podem te ajudar na hora das compras.
Dessa forma, confira abaixo 10 dicas para economizar com a lista de material escolar para o Ensino Fundamental:
- Analise a lista de material escolar sugerida pela escola e veja se contém itens desnecessários;
- Compre apenas o que consta na lista de material escolar básico;
- Faça uma pesquisa em sites e lojas físicas para verificar os preços e as promoções;
- Defina um limite de gastos, assim você não irá gastar mais do que deveria;
- Compre o material escolar com antecedência, pois os preços podem aumentar se deixar para comprar próximo a volta às aulas;
- Não leve as crianças com você, pois a compra do material pode ser atrativa para os pequenos e, na maioria das vezes, eles têm interesse pelos produtos mais caros;
- Pratique a educação financeira em casa. É primordial que, desde cedo, as crianças entendam o valor do dinheiro e compreendam quando você não puder comprar uma mochila com preço mais alto, por exemplo;
- Além disso, você pode se juntar a outros pais para comprar no atacado. Assim, os itens da lista sairão mais baratos;
- Aproveite materiais do ano anterior que ainda estejam em bom estado de conservação, como mochila, tesoura sem ponta e apontador. A sua conta bancária te agradecerá por isso;
- Pague o material escolar à vista. Embora possa parecer tentador parcelar em suaves prestações, os juros do cartão de crédito podem não ser tão suaves assim. Além disso, com a compra à vista é possível negociar descontos com a papelaria.
Lista econômica de material escolar básico 2023
Para te ajudar na hora de comprar o material escolar, elaboramos uma lista com itens indispensáveis para os alunos do Ensino Fundamental. Nessa lista, você encontrará itens que são úteis e que ainda contribuirá com as suas economias, veja só:
- 1 caderno espiral 96 folhas,
- 1 caderno de desenho,
- 1 estojo,
- 2 lápis de escrever,
- 1 borracha,
- 1 apontador,
- 1 tubo de cola,
- 1 tesoura sem ponta,
- 1 régua 30 cm,
- 1 conjunto de lápis de cor,
- 1 conjunto de giz de cera,
- 1 mochila.
Agora, se o seu filho encontra-se no Ensino Fundamental II, você pode incluir na lista:
- 2 cadernos espiral com 96 folhas, para português e matemática;
- 4 cadernos espiral com 48 folhas, para geografia, história, ciências e inglês;
- 1 calculadora,
- 1 dicionário Portugês/Inglês,
- 1 caneta azul,
- 1 corretivo,
- 1 caneta marca-texto,
- 1 compasso,
- 1 transferidor.
Uma forma divertida de economizar com material escolar é personalizá-los. Assista o vídeo a seguir e deixe o material escolar do seu filho bem bonito, sem gastar muito por isso: