A matrícula online Teresina 2023 é um processo essencial para quem deseja estudar na escola pública, por isso, é importante saber como realizá-la. Fique atento ao cronograma de matrícula online Teresina 2023 e não deixe de participar!
Matrícula online Teresina 2023
A Secretaria de Estado da Educação disponibiliza em seu portal o link para a realização da matrícula online Teresina 2023, basta acessá-lo.
No entanto, o acesso à matrícula é temporário, afinal, o estudante ou responsável por ele terá um prazo para participar da primeira etapa. Sabendo disso, você precisa se organizar conforme as datas do calendário.
✓ Veja como se matricular também nas escolas estaduais do PI
O calendário ficará disponível temporariamente, pois as datas mudam todos os anos. Nesse caso, meses antes da matrícula online, você terá acesso a ele no mesmo portal de inscrição, ou seja, no portal SEDUC.
Atenção: Alunos com idade inferior a 18 anos não devem realizar a matrícula, pois, essa função será realizada por seu responsável legal.
Quem pode participar da matrícula escolar em Teresina?
Se você já é um estudante da escola municipal do seu bairro e deseja permanecer nela, então, basta fazer a renovação da matrícula que a vaga será sua.
No entanto, existem outros perfis de estudantes que concorrerão às vagas, são eles:
- Novatos;
- Estudantes que pediram a transferência de uma escola para a unidade escolar do seu bairro;
- Pessoas com deficiência, nesse caso o aluno não tem a obrigação de escolher se matricular na escola do seu bairro. Afinal, ele está livre para escolher uma escola pública que se adapte melhor às suas necessidades;
- Veteranos.
A Secretaria de Estado da Educação organiza o primeiro acesso à matrícula online, o objetivo é facilitar todo o processo. Saiba que essa é a primeira etapa até a conquista da vaga, as demais etapas são:
- Resultado dos alunos selecionados, conforme as escolas;
- Ida até a escola pública para conferir os dados, nesta etapa o estudante deve levar todos os documentos necessário (Original e cópia);
- Aprovação, ou seja, obtenção da vaga.
É muito simples não é?! Mas, lembre-se que existe prazo para cada etapa.
Documentos necessários para obter a vaga nas escolas de Teresina
Os documentos de matrícula escolar em Teresina deverão ser levados até a escola pública, por lá eles serão analisados.
Os estudantes que erraram algum dado na ficha de inscrição, infelizmente, poderá perder a sua vaga na escola durante essa etapa. Por isso, é importantíssimo que você analise os dados antes de enviar a inscrição.
Saiba que os documentos devem ser do aluno e dos seus pais ou responsáveis, geralmente é solicitado:
- RG;
- Comprovante de residência, o mais atual possível;
- CPF;
- Certidão de nascimento;
- Cartão de vacinação;
- Foto 3×4 do aluno;
- Cartão de vacina contra COVID-19;
- Certidão de casamento, se possível;
- Outros documentos exigidos na escola pública.
Leve original e cópia, para não perder tempo procurando os documentos para levar até a escola, separe-os em um único local.
Quantas vagas estão disponíveis?
A quantidade de vagas corresponde à capacidade de cada escola, por isso, ela irá mudar de uma unidade para a outra.
No entanto, a prioridade das vagas são para estudantes que residem no mesmo bairro no qual a escola está localizada.
Aprenda como realizar a matrícula online Teresina 2023
Lembrando que o link de acesso estará disponível durante o prazo de inscrição, vamos te mostrar como funciona o processo de matrícula online Teresina 2023.
- Acesse o portal SEDUC PI, clicando aqui;
- Em seguida, clique na opção de matrícula online, caso ela esteja disponível;
- Forneça os dados de acesso corretamente e preencha os campos da ficha de inscrição;
- Não esqueça de selecionar a escola mais próxima, assim, poderá finalizar a matrícula.
Aguarde a divulgação do resultado para saber se foi selecionado ou não, assim, poderá comparecer à escola escolhida com os documentos em mãos.